• Media Relations

American Airlines Celebrates 20 Years of Brazil

Portuguese Release

São Paulo, 01 de Julho de 2010 – A American Airlines, membro da Aliança global oneworld®, completa 20 anos de operações no Brasil amanhã. Dia 02 de Julho de 1990, o primeiro Boeing 767-200 da American Airlines pousou  no  aeroporto  de Guarulhos,  em  São  Paulo,  iniciando uma história de muito sucesso. O começo foi tímido, com um voo diário entre São Paulo, Rio de Janeiro e Miami, que nos primeiros seis meses de operação transportou cerca de 16 mil passageiros.

Hoje, 20 anos depois, com 59 frequências semanais partindo de cinco cidades brasileiras – e próxima da inauguração de mais um destino e de mais 11 frequências por semana  –,  a companhia comemora o transporte de 5,5 milhões de passageiros, consolidando, definitivamente, sua posição de liderança no mercado.

“Estamos muito orgulhosos. É extremamente gratificante comemorar 20 anos de American Airlines no Brasil, um mercado que a companhia sempre almejou. Começamos com apenas 25 funcionários e hoje contamos com 420 colaboradores brasileiros. O nosso crescimento é visível e agradeço  a todos que tornaram nossa trajetória bem-sucedida:  aos  órgãos governamentais,  agentes de viagens,  nossos funcionários e,  principalmente, aos nossos passageiros pela preferência e confiança”, afirma Dilson Verçosa Jr, Diretor de Vendas e Marketing da American Airlines no Brasil.

Top 20
    E para seguir a tradição, a  companhia  não poderia deixar de  homenagear  as principais  agências de viagem e  turismo  de  São Paulo, que  contribuíram  para o  seu sucesso no país ao longo de todos esses anos. Na noite do último dia 30, durante uma festa no Bourbon Street Club, a American entregou uma placa para as 20 agências que mais venderam passagens da companhia até hoje no Estado de São Paulo e na região sul do Brasil. Os homenageados  foram: Agaxtur Turismo, Alatur, Avipam/BCD Travel, BB Turismo, Carlon Wagonlit Travel, CVC Operadora e Agências de Viagens, Esferatur/Grupo Orinter, Flytour American Express Business Travel, Flytour Travel Solution, Gapnet, Leiser Travel Service, Maringá Passagens e Turismo, MMT Gapnet Tours, Nascimento Turismo, NET Turismo, Portofino Representações, RCA Turismo, Rextur, Tour House, Traveland Viagens e Turismo.

“As agências de viagens representam o maior canal de distribuição da American Airlines no Brasil. Hoje elas são responsáveis por 85% da receita gerada pela empresa no país e peças fundamentais na consolidação de nossos voos e de nosso sucesso ao longo de todos esses anos”, afirma Verçosa Jr., lembrando que só no ano passado a
    companhia transportou 482 mil e 200 passageiros.

Futuro
    A estimativa para 2010 é alcançar o marco de 579 mil passageiros transportados e concretizar alguns projetos que já tiveram início. “Vamos continuar aproveitando todas as oportunidades de novas rotas como fizemos desde o início de nossas operações no Brasil, mas no momento estamos ansiosos para o início dos novos voos entre Brasília e Miami e  entre  Rio  de Janeiro e Nova York, que começam em novembro deste ano”, conclui Verçosa Jr.

Nos próximos meses, a American Airlines também  planeja  abrir  uma  nova  loja de passagens no Itaim Bibi, em São Paulo, e outra na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Atualmente a American Airlines oferece um total de 59 frequências semanais do Brasil para os Estados Unidos, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. No final do ano, quando a companhia inaugurar a rota Brasília-Miami e o voo diário entre o Rio de Janeiro e Nova York, serão  70 frequências semanais,
    consolidando a posição da American como a companhia que oferece mais voos para o Brasil do que qualquer outra companhia aérea americana.

Linha do Tempo da American Airlines no Brasil
    1990 – Início das operações com o voo São Paulo – Rio de Janeiro – Miami
    1991 – Separação dos voos de São Paulo e Rio de Janeiro para Miami
    1991 – Início das operações de São Paulo – Nova York
    1994 – Início da freqüência Belo Horizonte – Rio – Miami
    1995 – Início do voo São Paulo – Dallas
    1996 – Início do voo Montevidéu – São Paulo – Miami
    1997 – Início da freqüência Porto Alegre – Miami
    2000 – Início do voo São Paulo – Orlando
    2002 – Unificação da Central de Reservas em São Paulo
    2002 – Início do atendimento diário da Central de Reservas
    2006 – Lançamento do site AA.com.br em Português
    2008 – Retomada das operações de Belo Horizonte para Miami
    2008 – Início do voo Salvador – Recife – Miami
    2009 – Início da parceria AAdvantage / Smiles da GOL (programas de milhagem)
    2009 – Ampliação do lounge vip Admirals Club em São Paulo
    2010 – Início do acordo de codeshare com a GOL
    2010 – Início do voo Brasília-Miami quatro vezes por semana (Novembro de 2010)
    2010 – Início do voo diário e direto Rio da Janeiro – Nova York (Novembro de 2010)

Sobre a American Airlines
    A American Airlines, American Eagle e a American Connection servem mais de 250 cidades em 40 países, com uma média de 3.400 mil voos diários. A frota  combinada das três  companhias  aéreas  soma  mais  de  900  aeronaves.  O  premiado  site  da American, AA.com, oferece aos usuários fácil acesso para pesquisar tarifas e reservar passagens aéreas, além de notícias personalizadas, informações e ofertas de viagem. A American Airlines é membro fundadora da  oneworld® Alliance, que agrega alguns dos mais reconhecidos e importantes nomes da indústria da aviação, permitindo-os oferecer aos passageiros mais serviços e benefícios que qualquer outra companhia aérea poderia oferecer  sozinha. Juntos, os membros da aliança servem mais de 700 destinos em mais de 130 países e territórios. A American Airlines, Inc. e a American  Eagle, Inc. são subsidiárias da AMR Corporation. A American Airlines, American Eagle, American Connection, AA.com, We know why you fly e AAdvantage são marcas registradas da American Airlines, Inc. (NYSE: AMR).

Submit Feedback